Uma escolha difícil… Ainda mais quando o assunto é Clarice

Quem me conhece bem, sabe que sou a mais indecisa (uhum, sou libriana) das criaturas. E isto não é um exagero não, pois hoje mesmo quando uma amiga perguntou : “Cláu, qual filme você gostaria de assistir?”, eis que respondi prontamente com  “ah, o que você decidir para mim está bom”. Enfim.

“Você quem sabe”, “tanto faz”, “preciso pensar melhor” são frases que ecoam aos montes na mente de um/a indeciso/a. Há quem diga que pessoas com dificuldades em tomar decisões não passam de covardes. Não que eu discorde totalmente disso, mas não chamaria de covardia. Prefiro denominar tal condição como uma dificuldade, como todo mundo tem de fazer alguma coisa.

Mas o que isso tem a ver com o 1 mês, 30 livros? Tudo! Foi uma tarefa árdua  identificar qual livro dela que gostei mais. E quem seria ela?  Clarice Lispector, minha autora favorita :).

Dia 6 – Um livro de meu autor favorito

Este não é exatamente o livro que mais gostei de Clarice. Mas Laços de Família tem muito a ver com o meu momento atual. Um momento em que minhas relações familiares têm exercido grande influência – para não dizer peso – sobre mim. E tenho convicção que assim como eu, boa parte das pessoas que conheço já deve ter se questionado sobre como a família tem em si própria, retratos caricatos da falha “natureza” humana.

Clarice evidencia com louvor todos estes retratos neste livro. Livro que aborda desde sentimentos como inveja até a idéia de solidão e de hipocrisia. Sempre daquele jeito “classudo” e profundo, que só ela  soube como fazer tão bem.

Laços de Família é um livro de contos. Contos que com certeza, foram inspirados em fatos reais. E todos eles são narrativas muito ricas, detalhadas e até “palpáveis”, fazendo com que o leitor sinta-se como parte delas. E dentre todos, recomendo com veemência o conto  Feliz Aniversário, que exprime claramente o que citei acima.

A obra de Clarice Lispector não é de leitura fácil. Mesmo com a aparente simplicidade de sua linguagem,  digo que é difícil porque mexe muito com a gente. Mexe com aquilo que tentamos esquecer, com aquilo que tememos ou sobre o qual não gostamos de falar. Aquilo  que nos causa desconforto. Mas se você decidir prosseguir neste universo tão peculiar que engendra os textos desta brilhante escritora, saiba que é um caminho sem volta, de tão inebriante.

E quanto à isso, fui bastante decidida. E não me arrependo!

**P. S. Estão curtindo o desafio? Pois então confiram também as participações da Luciana, da Niara, da Renata, da Marília,  da Mayara, da Grazi, da Rita e da Tina, blogueiras queridas e sempre inspiradoras 😉

Sobre Cláudia Gavenas

Paulistana, 26. Designer, gateira, feminista e musical. Meio perdida na vida, mas não tem certeza se realmente quer se encontrar...
Esse post foi publicado em Artes, Cultura, Inspirações, Mídia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Uma escolha difícil… Ainda mais quando o assunto é Clarice

  1. Oi Claudia, que beleza de sugestão. Laços de Família é um livro verdadeiramente marcante para todos que se aventuram em suas breves ( na grafia) e infinitas ( nos signos) histórias. O texto que mais me chama atenção desse livro é “Amor” tanto que escrevi um conto intitulado “ódio” que dialoga com o texto da Clarice. Feliz aniversário é um dos mais impressionantes também, como vc bem citou, e nos desperta para a valorização das futilidades que ocupam tanto o nosso espaço e o abandono às tradições. O consumo exacerbado incentivado pelo capitalismo transforma tudo em produto, incluindo pessoas, relações e sentimentos. A mãe, simbolo de uma tradição que queremos esquecer, é sempre colocada de lado e só fala-se em tradição para manter aparências nessa sociedade extremamente hipócrita que vivemos.
    Um forte abraço e até mais.

Deixe um comentário

