Um desafio maravilhoso: 1 mês, 30 livros

Correntes, memes, listinhas e afins são a nova ( ou nem tão nova ) tendência das redes sociais. Eu, como uma boa fanática/curiosa por elas, não poderia deixar de participar, ainda mais quando se trata de uma tão interessante  e rica como esta: 1 mês, 30 livros.

Eu soube deste desafio através da Luciana Nepomuceno,  uma amiga e blogueira muito especial. E a partir de hoje, compartilharei com vocês os 30 livros que mais fizeram parte da minha vida. Espero que gostem e que isto sirva de inspiração para quem quer começar a navegar por este universo tão maravilhoso que é o da leitura.

Dia 1 – O meu livro favorito

Nossa, foi  muito, mas muito difícil mesmo eu decidir entre tantos qual livro foi o que mais me tocou, o que mais fez com que eu passasse horas debruçada sobre suas páginas. Mas depois de pensar, concluí que o livro que escolhi para ocupar esta posição foi, na verdade, o livro que mais me motivou a refletir: Frankenstein, de Mary Shelley.

Mary Shelley (1797-1851). Sem dúvidas, uma mulher muito à frente de seu tempo, que revolucionou a Literatura Inglesa criando brilhantes enredos de horror. Enredos atemporais e cativantes.

Muitos de vocês, que já tiveram algum contato com a obra provavelmente estão pensando: ” mas como um livro de terror, tão macabro como este pode levar alguém a refletir?” Explico: nos faz refletir por ser um livro que apresenta um questionamento muito profundo e atemporal: quais são os limites e as consequências da interferência do homem na natureza?

Para quem não conhece o enredo, farei aqui um breve resumo: um jovem cientista chamado Victor Frankenstein após sair de sua cidade natal rumo à universidade,  passa alguns anos estudando ciências naturais e decide empenhar-se na construção de um ser humano gigantesco, de aparência assustadora. Ao perceber a magnitude de sua criação, eis que o cientista a abandona e uma série de acontecimentos desastrosos começa a desenrolar-se. E não vou contar mais, para não estragar a leitura de vocês!!!

Boris Karloff ( 1887-1969) Ator britânico que protagonizou a primeira versão de Frankesntein no cinema, de 1931.

Mary Shelley escreveu este livro entre 1816 e 1817, com apenas 19 anos de idade. O livro foi publicado em 1818, sendo um marco para a Literatura Inglesa da época e praticamente consolidou o gênero de terror/gótico. Muitos são os estudos que investigam as razões pelas quais ela teria escrito uma obra com uma temática assim tão perturbadora. Contudo, se estabelecermos uma relação entre o contexto histórico do período, cujo a Ciência estava quase que totalmente voltada para tentar descobrir as origens da vida e que uma série de fatores políticos e sociais estavam  em processo de reestruturação, sobretudo na Europa, é perfeitamente  plausível que  tramas do tipo tenham sido tão amplamente difundidas.

Frankenstein é um livro que recomendo sempre a todos que possuem inquietações. À todos que procuram respostas. E à todos que acreditam que o ser humano é responsável por todas as suas ações.  E acho válido destacar: o fato deste livro ter sido escrito por uma mulher faz com que ele se torne ainda mais interessante, visto que para a época, o mundo das letras ainda era proibido para elas.

Anúncios

Sobre Cláudia Gavenas

Paulistana, 26. Designer, gateira, feminista e musical. Meio perdida na vida, mas não tem certeza se realmente quer se encontrar...
Esse post foi publicado em Artes, Cultura, Educação, Inspirações, Reflexão e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Um desafio maravilhoso: 1 mês, 30 livros

  1. Nadia disse:

    Adorei! Quero ver os outros 29.

  2. Luciana disse:

    Gosto muito desse livro. Você sabe que ele foi resultado de uma desafio/aposta com Byron?
    Gostei muito da sua estréia, esse meme só me traz alegrias \o/

  3. é, eu também detesto quem acha que frankenstein é terror… basta ler pra saber que é um drama…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s